Vacina pentavalente chega aos postos de saúde na próxima segunda-feira

08.06.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • pentavalente_660x330

A coordenação de Imunização de São Gabriel do Oeste recebeu nesta semana um lote com doses da vacina pentavalente. Em falta nas unidades de saúde da cidade desde fevereiro, a vacina deverá estar disponível à população na próxima segunda-feira (11).

De acordo com Alice Favaretto, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, pais e responsáveis deverão procurar os postos de vacinação da cidade caso estejam em atraso com a pentavalente. “As doses já estão sendo distribuídas em todo o Mato Grosso do Sul e em breve a oferta de vacinas deverá ser regularizada”, afirmou.

Nos últimos meses, houve um período de desabastecimento nacional da vacina pentavalente. O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição na rede pública de todo o país, informou que o problema foi devido ao fato de as vacinas, que são importadas, precisarem passar por análise para comprovar a qualidade das doses, diante da oscilação de temperatura.

Doenças – A vacina Pentavalente previne difteria, tétano, meningite, coqueluche (e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) e hepatite B. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida da criança.