SerMais: Prefeitura lança Biblioteca Itinerante para atender pacientes e servidores do Hospital Municipal

06.09.2019 · Geral
  • img_9195

A busca da valorização pessoal, física e emocional dos servidores e pacientes do Hospital Municipal ganhou reforço, na manhã desta terça-feira (3), com o lançamento da Biblioteca Itinerante – projeto que tem por objetivo incentivar a leitura, além de trazer mais conforto e alegria ao ambiente hospitalar. O lançamento ocorreu durante a ginástica laboral que integra as atividades do Projeto SerMais e contou com a presença do Prefeito Jeferson Tomazoni.

De acordo com a Coordenadora de Formação Permanente e Continuada, Lourdes Bresolin Pitchenin, a Biblioteca Itinerante complementa a série de atividades implementadas através do Projeto SerMais. “A biblioteca teve início na Escola Ênio Carlos e readaptamos o projeto original, com auxílio da diretora Cleci de Fátima Ribeiro Mijolaro, para atender pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital”, explica.

A estrutura foi fornecida pela diretora e os livros foram doados pela Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Kalícia de Brito. Segundo o prefeito Jeferson Tomazoni, a manutenção do projeto irá contar com apoio da comunidade e a expansão está sendo avaliada. “Conseguimos resultados expressivos com o SerMais, inclusive o projeto está se tornando referência para outros municípios. São profissionais que lidam com situações difíceis todos os dias e precisam desta atenção. A saúde da equipe reflete também no conforto dos pacientes e essa biblioteca só vem a somar. Esperamos que cada vez mais consigamos mais apoiadores e que cada um colabore repassando seus livros já lidos, para expandirmos essa corrente do bem”, complementou.

SerMais - O projeto foi idealizado através da observação das rodas de conversa realizadas pela equipe da Formação Permanente e Continuada e seus facilitadores, que percorreram todos os setores da Prefeitura e realizaram encontros para ouvir as necessidades dos servidores, que relataram os acontecimentos vivenciados no dia a dia de trabalho. Com a implantação do SerMais, a administração espera proporcionar mais qualidade de vida no trabalho aos servidores que fazem parte da Fundação de Saúde (Funsaúde).

Entre os serviços oferecidos aos colaboradores estão o atendimento psicológico com a psicóloga Sabrina Batista Mamede, o serviço de fisioterapia com as fisioterapeutas Débora Raiter e Jezebel Guimarães Granha e o serviço de nutrição com a nutricionista Janayna Pereira Sales. Além disso, o Programa ainda contará com o suporte dos técnicos em segurança do trabalho, Danilo Alencar e Adriana Veigas, que serão responsáveis pelos treinamentos aos funcionários. O SerMais segue ainda com o apoio do professor Alisson, que realiza visitas periódicas ao Hospital para apresentações de música.