Segunda dose da vacina HPV – hora de reforçar a proteção

10.01.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • hpvsite

Chegou o momento de vacinar novamente as meninas e meninos que receberam a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Os adolescentes das escolas municipais, estaduais e particulares de São Gabriel do Oeste que receberam a 1ª dose nos meses de agosto e setembro de 2017, devem retornar às suas unidades de saúdes para o reforço.

A campanha de vacinação, direcionada a meninos entre 11 e 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, não tem prazo para encerramento. A vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção contra o câncer de colo de útero e verrugas genitais em mulheres e de câncer de ânus e pênis em homens. Ela tem eficácia comprovada para proteger adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A Secretaria de Saúde também informa que já se encontra disponível nas unidades de saúde a vacina de meningite tipo C, para jovens entre 12 e 13 anos não imunizados. Para receber as doses, é necessário apresentar o cartão de vacinação.