IMPRENSA

Secretária Rosane Moccelin representa o Estado em encontro regional de Assistência Social

13.06.2018 · Secretaria Municipal de Assistência Social
  • congemas

A secretária de Assistência Social de São Gabriel do Oeste, Rosane Moccelin, participou nestes dias 11 e 12 de junho, do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) como representante do Estado de Mato Grosso do Sul. Com o tema “Desafios para a Universalização do SUAS na Atual Conjuntura”, o evento, realizado em Sinop, debateu sobre a necessidade de se discutir políticas públicas que possam otimizar e buscar a efetivação do SUAS.

 

A primeira palestra do evento foi conduzida pelo ministro Alberto Beltrame do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal, e contou com a participação de Elisa Nobre, do Fonseas, José Roberto Zanch, do Congemas e Solange Zago, que coordenou a mesa. Já o segundo Painel contou com a participação da secretária Rosane, que debateu sobre a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

 

Ainda no primeiro dia, o Congemas discutiu o Pacto Federativo e a Competências dos Entes Federados no SUAS em Tempos de Crise, com o palestrante José Rodrigues Rocha Júnior, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); além de realizar a palestra sobre Fenômenos que expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais, com a secretária da Setas, Monica Camolezi. 

 

No segundo dia, foram ministradas oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência, a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan) e as Novas Iniciativas do Cadúnico.

 

Ao todo 357 pessoas participam do encontro, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gestores da Assistência Social de vários municípios do Mato Grosso, além de representantes de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. “Este encontro é um momento muito importante para a Assistência Social, onde podemos debater assuntos importantes, trocar ideias e buscar conhecimento para aplicar em nosso município”, comentou Rosane.

 

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-