Secretaria de Assistência Social promove capacitação sobre Conselho Tutelar

04.10.2017 · Secretaria Municipal de Assistência Social
20171003_074430_copy

A fragilidade nas relações familiares e os problemas sociais envolvendo crianças e adolescentes têm gerado grande preocupação para sociedade brasileira. Nesse contexto, o papel do Conselho Tutelar sempre foi alvo de dúvidas e questionamentos por parte da população e até mesmo do Poder Público.

Para esclarecer os aspectos inerentes à atuação do Conselho Tutelar, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste por meio da Secretaria de Assistência Social preparou uma capacitação direcionada a rede de atendimento socioassistencial no município.

O evento foi realizado nesta terça-feira (03) no Auditório Municipal e teve como tema "Conselho Tutelar de A a Z - Da Legalidade ao Imaginário do Conselho Tutelar", com a presença do renomado consultor dos direitos da criança e do adolescente, Luciano Betiate.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, foram quase 150 inscritos na capacitação, incluindo participantes de outras cidades. O evento envolveu representantes dos mais diversos setores, como segurança pública, saúde, educação e principalmente as áreas assistenciais.

A expectativa com a capacitação é melhorar o atendimento à população, esclarecendo as atribuições do Conselho Tutelar dentro da atuação do Poder Público, com objetivo de evitar interpretações equivocadas sobre o papel de cada órgão atuante.

O evento também contou com o apoio da Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste – ACISGA, Câmara Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar.

Entre os participantes estavam a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin de Arruda; secretária de Educação, Cultura e Desporto, Kalícia de Brito França; Conselheiros Tutelares; Conselheiros de Direito do CMDCA; servidores da Secretaria de Assistência Social; representantes da Sociedade Civil, servidores da Polícia Militar do Estado; presidente da Câmara de Municipal, Valdecir Malacarne, além dos vereadores Fernando Rocha e Vagner Trindade.