Saúde realiza últimos exames para mutirão de cirurgias oftalmológicas

21.07.2019 · Secretaria Municipal de Saúde
  • img_4907poli
  • img_4929poli
  • img_4885poli

A Saúde de São Gabriel do Oeste se prepara para realizar o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas na cidade. Ao todo, mais de 80 pacientes serão atendidos no próximo final de semana no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira por uma equipe que fará os procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio.

Neste sábado (20), os doutores Arthur Resende e Tássio Borges da MS Visão, empresa licitada para prestar o atendimento e fazer as cirurgias, realizaram as últimas consultas e exames oftalmológicos. Com equipamentos de última geração, foi concluído o pré-operatório e o agendamento das cirurgias dos pacientes que passaram pela triagem há duas semanas.

Para dona Lourdes Taparo, que aguardava há cinco meses para realizar a cirurgia de catarata, o mutirão foi motivo de comemoração. “Estou muito feliz em poder realizar essa cirurgia, vou voltar a enxergar direito. O médico até brincou comigo, dizendo que vou enxergar até demais”, disse com um sorriso. Já dona Terezinha, foi acompanhada da sua filha, que agradeceu a agilidade do atendimento. “Assim que fomos consultar, ficamos sabendo do mutirão e o médico nos colocou prontamente na lista de cirurgias”, comentou.

Este é o primeiro mutirão de oftalmologia realizado pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste com recursos próprios do município. A ação visa zerar as filas de espera por cirurgias e a demanda por consultas oftalmológicas. De acordo com a secretária de Saúde, Michele Pauperio, essa é apenas a primeira ação de muitas que virão. “Estamos com um oftalmologista atendendo regularmente no município e em breve estaremos realizando mais um mutirão na área”, disse.

As cirurgias terão início às 6h do próximo sábado (27). Ao todo, quatro profissionais cirurgiões estarão realizando os procedimentos acompanhados de uma equipe de enfermagem especializada, além dos profissionais do Hospital Municipal. Estão previstas 26 cirurgias de pterígio e 56 de catarata.