São Gabriel do Oeste tem Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

11.05.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • 120416_f_ql239_025_998x664

Seguindo o calendário de mobilização nacional de imunização contra o vírus Influenza, a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste realiza neste sábado, 12, o dia D de vacinação contra a gripe. No MS, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 257 casos de gripe já foram notificados e sete mortes foram confirmadas.

Na data, as unidades de saúde do município e do Assentamento Campanário, estarão funcionando das 8h às 17h. No distrito do Areado, a vacinação terá início às 8h e seguirá até o meio-dia.

A campanha que começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho, pretende imunizar 90% dos integrantes dos grupos de risco, que são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres em processo de recuperação da gravidez, pessoas acima de 60 anos, professores, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.

A Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.

Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.