São Gabriel do Oeste recebe mais investimentos em patrulha mecanizada

12.06.2018 · Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
  • img_4168zcopy

Com foco na agricultura familiar, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nesta segunda-feira (11), a maior entrega de equipamentos agrícolas para o setor. O investimento totalizou mais de R$ 12 milhões e de acordo com o governador, Reinaldo Azambuja, contemplou os 79 municípios do Estado.

Entre os 567 equipamentos expostos no canteiro do Cepaer – Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, 95 são tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, 6 roçadeiras, 5 ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.

Os recursos são provenientes de emenda da bancada federal, oito deputados federais e três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (SEAD), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Para São Gabriel do Oeste foram destinados trator, grade aradora, grade niveladora, pá carregadeira traseira, rotoencanteirador e resfriador de leite. O investimento é resultado da emenda parlamentar do então deputado federal e agora Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), e também da deputada federal Tereza Cristina (DEM). Os equipamentos atenderão pequenas propriedades rurais, em especial, as famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, esteve representando o prefeito Jeferson Tomazoni na solenidade, e destacou a importância dos implementos que integrarão a patrulha mecanizada no município. “A mecanização é um instrumento essencial para aumentar a produtividade em pequenas propriedades. Os equipamentos que estamos recebendo hoje é mais uma conquista para agricultura familiar, que cada vez mais tem ampliado sua representatividade na economia do município”, explicou o secretário.

Outras autoridades municipais também estavam presentes, como o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne, além dos vereadores Roberto Emiliani e Vagner Trindade. Representantes da Agraer no município e dos assentamentos também marcaram presença no evento.