Projeto promove integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em São Gabriel

02.10.2017 · Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
dia_d_4

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou no município nos dias 27 e 28 de setembro a Campanha Dia D – da Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência (PCD).

A campanha faz parte de uma mobilização nacional com o objetivo de reunir trabalhadores com deficiência e os empregadores, no mesmo espaço, para motivar atividades voltadas ao cumprimento da Lei Federal nº 8.213/91.

Foram dois dias de programação com o intuito de promover a conscientização da população, especialmente empresários, que podem fazer a diferença no apoio à integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Dia D também teve por objetivo orientar pais, famílias e pessoas com deficiência sobre os benefícios dessa integração.

Entre atividades que foram desenvolvidas estavam a realização de palestras sobre Leis Trabalhista e Diretos da Pessoa com Deficiência e Benefícios à Pessoa com Deficiência na Integração ao Mercado de Trabalho.

Como forma de sensibilizar as empresas e organizações locais para contratação de PCDs em São Gabriel do Oeste, a Secretaria Desenvolvimento Econômico por meio do Casa do Trabalhador iniciou o Projeto Inclusão em Ação, que objetiva estimular a integração profissional de PCDs.

A Casa do Trabalhador tem o papel de realizar os cadastros das empresas e das pessoas com deficiência, desse modo é feito o direcionamento do perfil adequado do potencial colaborador à empresa que está realizando a contratação.

A Aurora Alimentos e Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – COOASGO receberam o Certificado de Reconhecimento pela participação no Projeto Inclusão em Ação e pela significativa inclusão que realizam.

Conforme o Sr. Wilton Acosta, Diretor-Presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul – Funtrab, falta sensibilidade por parte das empresas no cumprimento da legislação, além disso a falta de fiscalização facilita o descumprimento da Lei.