Prefeitura promove campanha de doação de sangue e medula óssea na próxima semana

07.03.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • 1296x728_header

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, em parceria com o Hemosul, realizará, nos próximos dias 16 e 17 de março, a primeira Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2018. O intuito é reforçar o estoque de todos os tipos sanguíneos do banco de sangue de Campo Grande e realizar o cadastro de doação de medula.

A coleta será feita na sexta-feira (16) das 13h às 17h e no sábado (17) das 7h às 11h, no posto de saúde do Redondo (Avenida Mato Grosso do Sul). Para doar, e necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos com mais de 50 quilos e com boa saúde. No dia, é preciso estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes. Não podem doar sangue pessoas que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV ou qualquer doença sexualmente transmissível, grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente deve aguardar seis meses para realizar a doação.

Após a coleta, o sangue doado ainda passa por uma bateria de exames para assegurar a qualidade do material coletados.