Novo sistema de fornecimento de oxigênio gera mais de R$ 70 mil em economia para o hospital municipal

17.07.2018 · FUNSAÚDE
  • dsc_7943zcopy

Referência em toda a região norte o Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, em São Gabriel do Oeste, recebeu um novo investimento que trará economia para os cofres e eficiência para o atendimento dos pacientes.

O sistema de fornecimento de oxigênio hospitalar passou por modificações para que se aposente o uso dos cilindros de oxigênio, o novo sistema utilizará oxigênio líquido sob pressão, uma alteração que deve impactar positivamente no andamento dos trabalhos no Hospital.

Essa mudança trará impactos positivos não apenas na segurança e operacionalidade do sistema, reduzindo a necessidade de manutenção e eliminando a troca de cilindros, como também trará uma economia imediata de em torno de R$ 77 mil ao ano.

No ano de 2017 foi licitada a aquisição de 1.000 unidades de cilindros coma capacidade de 10m³ de oxigênio medicinal gasoso no valor de R$17,00 por metro cúbico, totalizando o valor de R$170,00 por cilindro, somando um valor total de R$170.000,00 (Cento e setenta mil reais) para atender a demanda anual do Hospital Municipal, paralelo a isso, a utilização desses cilindros cria uma demanda muito grande de logística, dada a necessidade de trocas e reposições dos cilindros.

Com o aumento na demanda de pacientes internados que necessitam do uso do oxigênio em 2018 foram licitados 18.000 m³ em oxigênio líquido medicinal em tanque, no valor de R$5,20 o m³ somando um total geral de R$93.600,00, essa diferença representa uma economia de R$77.000,00 (Setenta e sete mil reais), mesmo diante o aumento da demanda.

Para a utilização do novo sistema foi necessária a instalação de um tanque de armazenamento e condensadores que transformam o oxigênio do estado líquido para o gasoso, o custo de R$ 260 mil da instalação e redimensionamento do sistema ficou por conta da empresa fornecedora do produto que disponibiliza o equipamento em regime de comodato.

Matéria por Thiago Holsback