FUNSAÚDE alerta sobre problemas decorrentes das faltas de pacientes em consultas médicas

01.03.2019 · Secretaria Municipal de Saúde
  • whatsappzimagez2019_02_22zatz15_27_07

O alto índice de não comparecimento dos pacientes em consultas e exames na rede pública de Saúde de São Gabriel do Oeste tem não só agravado a fila de espera pelos serviços como desafiado o Centro de Especialidades Médicas (CEM) a traçar estratégias para solucionar o problema. Somente no mês de janeiro, 215 pacientes faltaram às consultas médicas sem prévio aviso, impedindo que outras pessoas fossem atendidas no período.

Levantamento feito pela Fundação Municipal de Saúde (FUNSAÚDE) mostra que ao longo do mês 60 pacientes faltaram em consultas agendadas com a Ortopedista, outras 25 não compareceram ao atendimento marcado com Cardiologista. Também foram registradas 51faltas em Neurologia, sete em Oncologia, 43 em Cirurgia Geral e 29 em Vascular.

Na tentativa de minimizar o problema, a FUNSAÚDE elaborou um cartaz para conscientização dos pacientes. Com os dizeres “Faltar à Consulta Faz Mal à Saúde”, o material tem por objetivo orientar sobre os prejuízos da falta, considerando a demanda de atendimento.

Caso o paciente não puder comparecer à consulta agendada, a orientação é para ligar com antecedência nos telefones 3295-3206 ou 99984-4736. Desta forma é possível realocar outras pessoas que necessitam de atendimento, auxiliando no andamento das vagas em regulação.

Outra orientação importante é quanto o atendimento preventivo desenvolvido nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Muitas pessoas procuram o Hospital Municipal, em casos que poderiam ser tratados nas unidades básicas, sobrelotando consultas que deveriam estar destinadas para casos de urgência ou emergência.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Por meio da Estratégia, é possível reorientar o processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Em São Gabriel do Oeste, são 10 unidades disponíveis para a população. Procure sua unidade e agende consultas preventivas.