Expedição Cirúrgica da USP inicia mutirão de cirurgias em São Gabriel do Oeste

02.07.2019 · FUNSAÚDE
  • dsc_1607

Mais de 60 profissionais da área médica, entre cirurgiões, anestesistas, clínicos, patologistas, radiologistas e acadêmicos, deram início ao atendimento aos pacientes da rede pública de saúde na segunda etapa da Expedição Cirúrgica da USP (Universidade de São Paulo). A estimativa é de que 90 cirurgias de baixa complexidade sejam realizadas até o dia 7 de julho em São Gabriel do Oeste.

De acordo com a presidente da Funsaúde, Dulcinéia Munhoz Val, o projeto da Expedição Cirúrgica contemplou o município visando atender uma demanda reprimida em relação aos pacientes que estavam na fila aguardando vagas para realizar cirurgias nas áreas de ginecologia e gastroenterologia. O projeto da Faculdade de Medicina esteve no município em abril deste ano, onde realizou cerca de 400 atendimentos de triagem.

Durante a passagem da equipe da USP, também estão sendo realizados mais de 720 exames de ultrassonografia em uma central de atendimento totalmente equipada com aparelhos de última tecnologia instalados no Centro de Qualificação Profissional. Já os procedimentos cirúrgicos estão acontecendo em quatro centros cirúrgicos, que operam simultaneamente, no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira.

Programação

A programação da caravana segue na noite desta terça-feira (02), quando a equipe da Expedição Cirúrgica se reúne com os servidores da Saúde em um Simpósio que acontecerá no Auditório da Prefeitura Municipal. O evento visa promover a troca de experiências e de conhecimento entre os médicos, estudantes e os profissionais que trabalham na área no município e região.