Covid-19: só procure o Hospital Municipal se estiver com febre e dificuldade para respirar

25.03.2020 · Secretaria Municipal de Saúde
  • quandoprocurar

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, pacientes que apresentarem sintomas comuns de gripe ou resfriado, como coriza, tosse e febre baixa não devem procurar a emergência hospitalar. A advertência feita pelos médicos é de que sintomas mais brandos devem ser tratados primeiramente em casa.

Caso a febre seja persistente ou o paciente faça parte do grupo de risco; idosos, gestantes, pessoas com asma e outras doenças respiratórias, o mesmo deve dirigir-se a uma unidade de saúde para ser atendido. A orientação busca evitar aglomerações em ambientes hospitalares, onde estão outras pessoas doentes e que podem transmitir ou receber o vírus, potencializando o contágio.

O coronavírus apresenta sintomas semelhantes ao da gripe, mas é preciso ficar atento a evolução de seus sintomas. Os mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Há alguns relatos de sintomas gastrointestinais como náusea e diarreia antes da ocorrência de sintomas respiratórios (falta de ar), mas esse é principalmente um vírus respiratório. Alguns pacientes podem também apresentar dores musculares, congestão nasal, coriza e dor de garganta.

A Secretaria de Saúde reforça: se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Só procure o Hospital Municipal se estiver com febre, dores no peito e falta de ar.