Covid-19: Prefeito comunica terceiro caso de coronavírus na cidade

22.05.2020 · Utilidade Pública
  • boletimcorona02

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Jeferson Tomazoni e a secretária de Saúde, Michele Pauperio, comunicaram através das mídias sociais da Prefeitura Municipal a confirmação do terceiro caso de coronavírus na cidade. De acordo com o informado, a pessoa é uma mulher de 29 anos que teve contato com caso positivo de Covid-19.

Durante a transmissão, o prefeito solicitou que a população redobre os cuidados de higienização; que utilizem a máscara de proteção facial e que evitem contato físico, como aperto de mãos e abraços. Jeferson ainda reforçou o apelo para que os cidadãos tenham mais empatia com as pessoas que estão com o coronavírus.

O prefeito também comentou sobre a situação na cidade e pediu calma aos moradores. “Nós precisamos ficar mais tranquilos, fazer a nossa parte e manter a calma - não é porque passamos ou cruzamos com uma pessoa que está com o coronavírus que iremos pegar a doença”, disse. A Covid-19 apresenta sintomas leves na maioria dos casos e a principal forma de transmissão é através de espirros, tosses ou até mesmo da fala, onde pessoas expelem gotículas e secreções que contém o vírus.

De acordo com a secretária de Saúde, um dos maiores problemas enfrentados é com relação a exposição das pessoas contaminadas em redes sociais da cidade. Ela ratificou o pedido do prefeito, para que as pessoas fossem mais humanas, para que não venham a denegrir aqueles que estão com a doença. Michele ainda informou que todos as pessoas que tiveram contato com os casos confirmados na cidade já foram contactadas e estão em monitoramento.

São Gabriel do Oeste agora possui três casos confirmados de coronavírus. No Mato Grosso do Sul já são 805 casos confirmados, 487 estão em isolamento domiciliar, 269 estão sem sintomas e já estão recuperados. 34 estão internados, sendo 16 em hospitais públicos e 18 em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado. Foram registrados 17 óbitos.