IMPRENSA

Conheça o Programa Família Acolhedora

18.07.2018 · Secretaria Municipal de Assistência Social
  • ace

Estão abertas as inscrições para o Programa Família Acolhedora em São Gabriel do Oeste. Por meio do Serviço de Acolhimento da Secretaria de Assistência Social, as famílias cadastradas, acolhem em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato da família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

 

A secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin explica que as famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança ou adolescente como um filho, mas sim a acolher e prestar cuidados durante um período de tempo determinado. “O objetivo desse Serviço não é a adoção. Ele é uma proposta diferente e visa a reintegração familiar, ou seja, o retorno da criança ou adolescente para sua própria família”, comentou Rosane.

 

“As famílias que desejarem prestar este serviço tão humano, devem procurar a nossa secretaria para se cadastrar. Essas pessoas serão capacitadas e habilitadas para desenvolver e prestar um papel muito importante na vida dessas crianças e adolescentes. A família será a responsável tanto pela assistência moral, quanto afetiva dos mesmos”, informou a secretária.

 

O acolhimento tem duração mínima de um dia e máxima de dois anos, podendo ser interrompido a qualquer momento por ordem judicial. A família que tiver seu cadastro aprovado terá uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas. Para ser uma família acolhedora e receber crianças e adolescentes, é preciso ter disponibilidade de acomodação, estar em boas condições de saúde física e metal, não possuir antecedentes criminais, possuir situação financeira estável e proporcionar convivência familiar e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

 

As famílias interessadas em se tornar Família Acolhedora deverão ir até a Secretaria de Assistência Social, Rua Martimiano Alves Dias, 1211, para buscar mais informações sobre o serviço. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 3295-4177.

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-