IMPRENSA

Campanha de prevenção ao câncer de colo do útero será realizada em São Gabriel do Oeste

09.03.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • preventivo

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo dia 24 de março a Campanha de Preventivo de Colo de Útero, também conhecido como Papanicolau, em São Gabriel do Oeste. A ação, alusiva ao mês onde se comemora o dia internacional da mulher, será promovida em todas as unidades de saúde do município, sem a necessidade de agendamento prévio.

 

“Queremos que a mulher comemore este mês tão importante, onde lembramos da luta feminina pelos seus direitos, cuidando da saúde. Assim, convido todas as mulheres para participar desta campanha, quanto antes o diagnóstico é feito, maior é a chance de sucesso no tratamento”, destacou a secretária de Saúde, Michele Paupério.

 

No dia 24, a Secretaria também estará recebendo o “Ônibus da Saúde” da Cassems. O veículo, que possui a maior estrutura móvel de prevenção de câncer do país, estará estacionado em frente a unidade de saúde do redondo para atender aos preventivos de câncer do colo do útero.

 

A Secretária ainda informou que na oportunidade, serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientações sobre o autoexame da mama. “Esta é uma ação que compõe nosso calendário de atenção à saúde da mulher. Para ser atendida no dia 24, basta procurar a unidade de saúde de seu bairro, das 7h às 17h, tendo em mãos os documentos pessoais”.

 

Como se preparar para o exame

 

O melhor período para a realização do exame é pelo menos uma semana antes da menstruação. O exame não deve ser realizado durante o período menstrual, pois este fator pode alterar o resultado do mesmo.

 

Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao exame e não ter relações sexuais pelo menos 24 horas antes do procedimento, para não haver modificações com relação aos micro-organismos naturais da vagina ou ao pH vaginal.

 

O responsável pela coleta deve ser informado se:

 

  • Estiver grávida;
  • Apresentar leucorreia vaginal, ou seja, corrimento;
  • Apresentar um exame de preventivo anterior com alguma anormalidade.

 

Câncer do Colo do Útero

 

As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.

 

Mulheres de até 65 anos devem fazer o exame a cada dois anos. O preventivo não detecta apenas células cancerígenas, mas infecções no colo do útero, como verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, herpes e infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase. Se o resultado for positivo, a paciente será encaminhada ao médico ginecologista para iniciar o tratamento.

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-