Campanha de prevenção ao câncer de colo de útero acontece neste sábado

06.11.2019 · Secretaria Municipal de Saúde
  • cancerzdezcolozdezutero2222

Neste sábado, 9 de novembro, acontece em todas as unidades de saúde de São Gabriel do Gabriel do Oeste a segunda etapa da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero de 2019. O início será às 8h, com encerramento previsto para às 16h.

Durante a campanha serão realizados também testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C para homens e mulheres, além de orientações sobre o autoexame das mamas e a importância do papanicolau. Para ser atendida, a mulher deve procurar sua unidade de saúde portando seus documentos pessoais. Já para realizar o exame, a mesma não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, não usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal 48 horas antes da coleta.

As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. Sua prevenção primária está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão do HPV acontece, principalmente, por via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na atualidade.

É recomendável que mulheres de até 65 anos façam o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser feitos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. O diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz trazendo maiores chances de cura.

Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero

Data: 9 de novembro

Local: em todas as unidades de saúde