Campanha Agosto Lilás promove o combate à violência contra a mulher

11.08.2017 · Secretaria Municipal de Assistência Social
20776359_851231061692432_8446707196791947054_o

Iniciou neste mês a Campanha Agosto Lilás, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha é realizada anualmente em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) e inserida no calendário oficial do Estado com a sanção da Lei nº4.969/2016.

Este é o primeiro ano de campanha na vigência da Lei, que prevê a realização de ações de mobilização, palestras, encontros, debates, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação da Lei Maria da Penha.

Em São Gabriel do Oeste, a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos iniciou a Campanha com blitz educativas. As blitz foram realizadas no posto da Polícia Rodoviária Federal – PRF e na Av. Getúlio Vargas em frente à Praça da Matriz, onde foram distribuídos materiais informativos com a participação de membros da sociedade e do Poder Público.

Ainda estão sendo realizadas palestras nas escolas estaduais, entidades, presídio, Igreja Batista e na Escola Municipal Senador Filinto Muller. As palestras são realizadas por meio do Programa Maria da Penha vai à Escola, consistindo em ações educativas voltadas ao público escolar.

Entre os principais desafios em relação à temática de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher é a participação da sociedade, tornando imprescindível a realização de campanhas voltadas para este fim.