Blitz alerta sobre violência contra a mulher

03.06.2019 · Secretaria Municipal de Assistência Social
  • blitz_50poli
  • blitz_13poli
  • blitz_6poli

A Secretaria Municipal de Assistência Social, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulher, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CONDEM) e policiais militares da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar, realizaram na manhã do último sábado (1), uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar a população e alertar sobre a violência contra a mulher.

A campanha é de iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que instituiu o dia primeiro de junho como o "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio". Com o slogan “Combater o feminicídio tem a ver com todos nós”, o movimento se pauta na sensibilização da sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas vezes leva à morte dentro de seus próprios lares.

Durante as abordagens, foram distribuídos panfletos informativos sobre a campanha, que além de orientar, divulgam os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência. “É necessário desconstruir o padrão de comportamento omisso, que muitas vezes uma testemunha e até a própria vítima assumem perante a violência doméstica. O nosso cidadão deve estar preparado para denunciar, antes que a agressão evolua para um feminicídio”, disse Rosane Moccelin, secretária de Assistência Social.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos primeiros 3 meses deste ano, o estado registrou 12 mortes por feminicídio. Os crimes aconteceram em 11 cidades, todos de extrema violência. Em sua maioria, os feminicídios foram motivados por ciúme ou porque os homens não aceitaram o fim do relacionamento.

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).