Audiência Pública discute prioridades e metas da LDO para 2018

12.04.2017 · Geral
dsc_9890

Na noite de quarta (11) foi realizada Audiência Pública para discussão das prioridades e metas para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentarias - LDO para 2018, que em breve será encaminhada ao Legislativo Municipal para estudo e votação. O evento foi a oportunidade para população participar da construção da proposta orçamentária para o próximo ano.

A audiência teve como princípio aumentar a transparência no processo de construção dos gastos efetuados pelo Poder Público. A LDO organiza os objetivos do Plano Plurianual para que sejam posteriormente realizados por meio da Lei Orçamentária Anual - LOA.

“A realização da audiência tem por base a participação da comunidade no processo de elaboração da LDO, por meio de sugestões e questionamentos, sendo uma forma democrática da população contribuir com o planejamento das ações da Administração Municipal para 2018”, comentou o secretário de Administração e Finanças, Fabiano Gomes Feitosa.

Na LDO devem conter, entre outros tópicos, a previsão de despesas referentes ao plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Entre as metas apresentadas estão: aquisição e manutenção de veículos e equipamentos; modernização e informatização de sistemas de controle, gestão e atendimento; manutenção dos programas socioassistenciais e parcerias com organizações da sociedade civil; manutenção e aprimoramento de serviços essenciais; investimentos em educação, saúde e assistência; e aspectos de incentivo ao desenvolvimento econômico no Município.

Texto e foto: E.L.V.P