Ato Cívico marca comemoração do Dia da Independência em São Gabriel do Oeste

• mg_1555poli
  • mg_1696poli
  • mg_1768poli

Na noite de sexta-feira (06), São Gabriel do Oeste comemorou com um ato cívico os 197 anos da Independência do Brasil. Preparado pela Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo (Secdet), o evento contou com a presença de todas as escolas do município e comunidade em geral.

O primeiro ato foi a entrada das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de São Gabriel do Oeste. Na sequência os professores dos projetos culturais da Secdet cantaram os Hinos Nacional e da Independência. Em suas falas, o prefeito Jeferson Tomazoni e o vereador Fernando Rocha, representando a Câmara, falaram sobre a importância da data e do exercício da cidadania com a participação no ato cívico.

O prefeito lembrou do que a Independência significou para o Brasil e destacou a participação das crianças e jovens na construção da sociedade. “Uma pátria é formada pela força e pelo amor de seus filhos. Nossas crianças e adolescentes são o futuro do nosso país e lutamos a cada dia para oferecer o melhor, enquanto administração municipal, para que eles possam crescer e viver com saúde, educação e infraestrutura de qualidade”, disse Jeferson. “Esta é uma data para se resgatar o civismo e a cidadania, parabéns aos que vieram comemorar com a gente este marco da nossa história”, finalizou.

Após as falas, a Banda Municipal apresentou uma sequência musical. Ao todo, sete apresentações foram feitas por alunos da educação infantil e 8 por estudantes do ensino fundamental. Para finalizar o evento, o CTG Chama Crioula ocupou o palco do Centro de Eventos, com danças como a chimarrita e o desafio da chula.

Acompanharam o ato cívico, o Tenente Elismar Alves do Santos, comandante da polícia ambiental da cidade, o Tenente, Adriano Cândido de Oliveira, subcomandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar de São Gabriel do Oeste, o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, vereadores, secretários do município e presidentes de entidades e autarquias.