Ação conjunta de combate à dengue recolhe mais de 4 mil toneladas de entulhos em São Gabriel do Oeste

30.01.2017 · Secretaria Municipal de Infraestrutura
dsc_4496

A união de forças entre Poder Público e a Iniciativa Privada resultou no recolhimento de mais de quatro mil toneladas de entulhos em São Gabriel do Oeste. Essa mobilização foi uma ação preventiva de combate à dengue e é possivelmente a maior executada por um município em todo o Estado.

O mutirão resultou na limpeza, remoção de entulhos dos terrenos urbanos e poda de árvores, principalmente em áreas públicas. Desde o início da gestão do prefeito Jeferson Tomazoni, a administração municipal tem focado no trabalho preventivo, por isso uma das ações iniciais foi evitar a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya por meio da limpeza pública.

Do dia 23 a 28 de janeiro, 82 pessoas divididas em seis equipes, trabalharam simultaneamente em diversas regiões da cidade. Ao todo foram utilizadas 10 máquinas (pá-carregadeiras e retroescavadeira) e cerca de 30 caminhões, que foram responsáveis pelo transporte de mais de 750 cargas de entulhos.

São Gabriel do Oeste já passou por situações alarmantes em relação aos números de casos dengue em anos anteriores, chegando a ocupar em 2016 o 1º lugar no ranking estadual dos municípios com maior incidência da doença. Para 2017 o cenário demonstra-se mais favorável aos são-gabrielenses, com redução no número de casos notificados, no entanto com a intensificação das chuvas é preciso ficar em alerta.

“As expectativas foram alcançadas, mesmo estando no início de uma nova gestão, estamos buscando atender às demandas da população na medida possível. Uma iniciativa dessa grandeza não seria possível sem parcerias, por isso agradeço a todos que se uniram por um bem comum, tenho certeza que essa ação surtirá efeitos positivos no combate à dengue”, comentou o prefeito Jeferson Tomazoni.

A ação foi promovida e organizada pela Prefeitura de São Gabriel, por meio das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores, Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste - Acisga, Energisa, Cooperativa de Agronegócios - Cooperoeste, Produsoja Cereais e agricultores. Todos participaram ativamente e foram responsáveis pelo sucesso dos trabalhos.

Texto: Elton Luiz Vigilato Pereira