FUNDAÇÕES E AUTARQUIAS

ORQUESTRA DE VIOLINOS

27.07.2016

Projeto sociocultural com oferta gratuita de vagas em cursos de música instrumental - violino -  para formação da orquestra municipal.

BANDA MUNICIPAL

27.07.2016

As Bandas Musicais são uma tradição na história cultural brasileira. É um ótimo profissionalizante de músicos, maestros e gêneros musicais. Apoiar essa tradição é um dos diversos objetivos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, entre tantos outros ligados diretamente ao processo de crescimento cultural do município.

O projeto Banda Municipal de São Gabriel do Oeste atende a formação de músicos de sopro e percussão.

FESTOESTE

27.07.2016

Os festivais de músicas constituem eventos que fazem parte das agendas regulares de várias cidades e que são atividades culturais e recreativas ao alcance dos consumidores. Recentemente tem-se verificado um incremento, quer do número, quer da diversidade e popularidade dos festivais. Em particular, os chamados "festivais de música" (eventos de caráter sazonal, orientados para a música e realizados ao ar livre) têm suscitado um enorme interesse por parte dos artistas e do público, verificando-se que o seu sucesso depende não só do alinhamento musical, mas também muito do valor cultural agregado ao festival.

O interesse dos artistas no mercado da música ao vivo, para além de tentar compensar o esmorecimento da indústria discográfica, constitui também uma forma de ultrapassar os elevados custos de produção e a forte regulamentação, inclusive de caráter laboral, próprias dos espetáculos musicais tradicionais, proporcionando a divulgação e apresentação dos novos talentos da música através dos festivais.

Em São Gabriel do Oeste, pelo nono ano consecutivo, a Fundação Cultural da cidade realiza o festival de interpretação musical, que leva ao palco artistas locais, da região, do país e até mesmo artistas internacionais. No panorama atual, o festival é dividido em duas categorias, a popular e a sertaneja e é direcionado para um público múltiplo participante da Festa do Leitão no Rolete, evento tradicional do município no âmbito turístico e cultural.

A Festa do Leitão no Rolete é um dos principais eventos de gastronomia do Estado; sendo São Gabriel considerada uma das maiores produtoras de suínos de Mato Grosso do Sul, a Festa foi à forma encontrada pelos cooperados da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste - COOASGO, realizadora da festa, para divulgar a carne suína e expandir o mercado. Desde sua 1º edição, pôde-se perceber que o evento vem passando por constantes modificações, com a implantação de novas atividades de entretenimento, utilização de ferramentas de marketing, ampliação da infra-estrutura funcional, introdução da feira de negócios e um cronograma de atividades culturais como o FestOeste, a festa agregou e ampliou a ativação da marca do evento.

Atualmente, O FestOeste, atrai um número considerável de visitantes, recebendo elogios por toda extensão territorial do Brasil pela boa organização. Sendo o maior festival de música e interpretação na região norte para amadores maiores de 15 anos, ao longo de suas edições, tornou-se destaque no cenário cultural junto a Festa do Leitão. Com oito edições já realizadas e mais de mil concorrentes, o Festival tornou-se muito mais do que um evento musical, tornou-se completo e abrangente, somando e inovando os eventos culturais de Mato Grosso do Sul.

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS - PROJETOS DE LEITURA

27.07.2016

Além das atividades relatadas, a Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste mantém o compromisso com as bibliotecas municipais e, recentemente incorporada à fundação, a Biblioteca Indústria do Conhecimento – SESI, ou seja, os munícipes têm a sua disposição a Biblioteca FUNGAB - é a maior delas, com o maior número de acervo e tem recebido uma atenção especial para a renovação do mesmo, tem o espaço da biblioteca infantil separado do acervo principal; a Biblioteca Municipal Rui Barbosa – localizada no bairro Jardim Gramado, possui, além do acervo, 3 computadores para pesquisas; também temos uma extensão da Biblioteca FUNGAB no Areado, a mesma atende os alunos da Escola Filinto Müller, professores e população. Juntas, elas atendem anualmente cerca de 12.000 visitantes que possuem a sua disposição o acervo e os computadores para pesquisas em geral. É importante frisar o fato da Biblioteca Indústria do Conhecimento – SESI, possuir um espaço destinado somente para informática, com 10 computadores, espaço este que possibilitou a realização de vários projetos, como por exemplo, o "Informatização da Melhor Idade", realizado com integrantes da AUFI e o "Informatização de Crianças Especiais", realizado com alunos da APAE.

PROJETO LUZES DO CERRADO

27.07.2016

O evento Luzes do Cerrado – o Natal iluminado de São Gabriel do Oeste surgiu como forma de potencializar o Município em referência turística na realização das festividades natalinas, com valorização da cultura regional, da gastronomia local, da participação comunitária, do artesanato e na decoração criativa com muitas luzes e enfeites que lembrar a fauna e a flora do cerrado sul-mato-grossense.
O programa Luzes do Cerrado tem como intuito resgatar a natividade e o verdadeiro espírito natalino, incentivando a união das famílias. Paralelamente, trabalha a questão ambiental, com o aproveitamento de garrafas PET nos enfeites, como o portal da cidade e a gigantesca árvore de Natal montada na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Mato Grosso do Sul. Durante todo o mês de dezembro, são realizados eventos culturais, gastronômicos, religiosos e esportivos, além de feira de artesanato e guloseimas.

PROJETO DANÇA CRIANÇA

27.07.2016

Com o Projeto "Dança Criança" a Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste pretende, promover a inclusão social às crianças em situação de vulnerabilidade social trabalhando formas alternativas de sociabilidade, fortalecendo a auto-estima envolvendo as famílias neste processo, além de  integrar todas as escolas da rede pública e particular de ensino  oportunizando seus alunos revelar seu potencial artístico, divulgá-los na comunidade através de apresentação onde a mesma poderá apreciar os novos talentos que surgiram dentre os educandos. O Projeto Dança Criança promove aulas de Ballet Clássico e Street Dance.

PROJETO ARTE EM CENA

27.07.2016

Projeto de Teatro que visa o desenvolvimento infantil através da expressão corporal e atuação em palco. O Projeto vem proporcionar aos alunos interessados conhecimentos práticos de teatro, noções de liderança, bem como o conhecimento prévio dos principais elementos cênicos (atuação, direção, cenografia, figurino, sonoplastia etc.).

PROJETO SOL MAIOR

27.07.2016

Este Projeto consiste no desenvolvimento de aulas práticas e teóricas na modalidade Violão Popular e Clássico. Este projeto é um dos mais solicitados pelas crianças da rede pública de ensino. O Projeto Sol Maior teve destaque em várias apresentações durante o ano. Entre eles: Festa do Município, encontro de Educadores, apresentação de violão popular no quarto Festival de Ballet, datas Cívicas nas escolas, apresentações cultural no Assentamento Campanário, Areado.